Plano diretor, uma breve análise de redes sociais

Leandro Pellizzoni
Leandro Pellizzoni
Published in
4 min readJun 30, 2023

--

A aprovação do novo plano diretor urbano da cidade de São Paulo, no último dia 26/6, movimentou os atores políticos, civis e, consequentemente, as redes. Muito mais do que uma discussão técnica, o planejamento de qualquer aglomerado urbano explicita prioridades que, muitas vezes (e nesse caso) não são as de interesse do grande público.

Aqui em João Pessoa PB, está acontecendo as mesmas discussões em torno do novo plano diretor por conta de uma proposta do executivo municipal de alargamento da faixa de areia de toda a orla da cidade. Devido a proporcionalidade das populações, o tema paulista movimentou muito mais as redes do que a da capital paraibana.

Pesquisei pelo termo “Plano Diretor” e o sistema me forneceu 7.963 tweets dos últimos 7 dias, ou seja, desde o dia 23/6, o que compreende o dia da aprovação do plano diretor da capital paulista, ocorrido no dia 26/6.

Imagem 1
Imagem 2

O primeiro clustermostra a rede total no Twitter e a imagem seguinte mostra as contas que mais interagiram sobre esse tema no período. Na imagem seguinte separei os clusters das 5 principais contas e podemos perceber a forte concentração de seus nós.

Imagem 3

Na imagem seguinte o grau de cada uma dessas 5 principais contas apontadas pelo sistema. Grau total é a métrica que indica o número de conexões de um nó na rede, quer dizer, quanto maior essa métrica maior a conexão dessa conta com seus seguidores. Grau de Entrada indica o número de conexões recebidas por esses perfis e Grau de Saída indica o número de conexões oferecidas por eles.

Imagem 4

O gráfico seguinte mostra o nível de centralização e densidade da rede. Quando uma rede tem um alto valor de centralização próximo a 1 sugere que existem poucos participantes centrais que dominam o fluxo de informações. Redes com baixa medida de centralização, próxima a 0, são consideradas descentralizadas onde a informação flui mais livremente entre muitos participantes.

Imagem 5

Densidade é uma proporção de laços existentes para o número total de laços possíveis. Quanto mais próxima essa medida estiver de 1, mais unida será a comunidade/conversa, o que sugere que os participantes estão conversando com muitos outros. Por outro lado, se o valor estiver mais próximo de 0, isso sugere que quase ninguém está conectado a outros na rede.

A concentração observada nos clusters da imagem 3 torna-se mais evidente aqui nesse gráfico pois a densidade está bem próxima de 0 e a centralidade está mais concentrada abaixo de 0,6.

Imagem 6

A nuvem de palavras traz os principais termos utilizados nos 7.963 tweets analisados.

Trouxe também gráficos do Google Trends demonstrando as buscas gerais na web pelo termo “Plano Diretor”nos últimos 7 dias. Podemos observar um crescimento das buscas nos dias que antecedem e sucedem o dia da aprovação do plano diretor da capital paulista. No outro gráfico dessa imagem podemos observar o interesse de buscas por esse tema por cidades, destacando-se Palmas, capital do Tocantins, que recentemente teve sua discussão sobre o plano diretor municipal. E, claro, buscas na cidade de São Paulo.

Imagem 7

Com essa rápida análise do Twitter podemos encontrar influenciadores do debate sobre o tema que movimentaram a rede nos últimos dias. Visualizamos os tipos de importância desses influenciadores e os principais termos que foram utilizados nos conteúdos dos tweets.

“Observam-se os atores e suas interações, que por sua vez, vão constituir relações e laços sociais que originam o “tecido” dos grupos. Essas interações proporcionam aos atores posições no grupo social que podem ser mais ou menos vantajosas e lhes dar acesso a valores diferentes. (Raquel Recuero, 2017).

Leandro Pellizzoni, jornalista de dados.

--

--